“Lavar a culpa”

Joana André Matias Ribeiro
3 min readDec 7, 2020

--

Você já sentiu em algum momento da sua vida culpa por aquilo que estava acontecendo à sua volta?

Você já se questionou de onde vem esse conceito de culpa? Ou o que é a culpa?

Pois bem, surpreenda-se mas culpa é um conceito! Sim, um conceito! Foi inventado pela Igreja e não admira que tantas mulheres, mães, jovens adolescentes se sintam culpadas sem sequer perceber o porquê!

Hoje falo de culpa porque sem saber carreguei culpa por muitos anos e ainda tenho partes dela “gravada” no meu corpo. Digo partes porque para além de ser um conceito, culpa é uma mistura de 3 emoções: Raiva, Medo e Tristeza. Muitas mulheres se sentem culpadas por tantas coisas, seja do seu próprio querer, seja pelo seu sentir, seja por aquilo que vestem, seja por serem mães que todo o mundo critica, por terem sido violadas, abusadas, mal tratadas, por terem feito abortos, por terem tido abortos…e não acaba o rol de “culpas” que muitas de nós continuamos a perpetuar na nossa forma de agir, vestidas de verdades enganadas e histórias inventadas por um sistema patriarcal.

Trago boas novas Mulheres! Não somos culpadas, pois culpa não existe na natureza! Ao contrário do Karma, que esse sim conseguimos observar na natureza como toda a causa para algum efeito. Em outras palavras, é a consequência de alguma ação.

Diferente do Karma, no contexto do Possibility Management, a culpa é um conceito do qual podemos nos livrar a qualquer momento, de forma “simples” através de um Processo Emocional de Cura. Para saberem mais sobre como fazer esse processo, recomendo a leitura da SPARK 120 ou encontrarem alguma Spaceholder para esse processo — uma Possibilitadora, uma Coach de Possibilidades ou uma Mentora de Possibilidades.

Depois de você se livrar do conceito de culpa, esse conceito que nos foi impregnado nas várias dimensões das 8 prisões da Cultura moderna, você pode separar as emoções da Raiva, do Medo e da Tristeza e ter mais clareza do porquê delas ainda estarem na sua vida.

O que acontece depois de lavarmos a culpa? Pois bem, muitas chamam de liberdade, de leveza, mas para mim o que vem depois da culpa, é responsabilidade. É assumir a responsabilidade pela nossa vida. é reclamar a nossa autoridade. É escolher não entrar nas histórias de vítimas, vilões e salvadores. É escolher viver cada momento com a plena certeza que somos responsáveis por aquilo que queremos criar nas nossas vidas, independentemente das histórias que carregamos nos nossos corpos, nos nossos úteros e nos nossos corações.

Somos SERES de ilimitado potencial, quando usamos a CLAREZA para criar novas realidades e a CORAGEM para viver nosso maior potencial sem culpa ou vergonha (outro conceito tal como a culpa) e assumindo o que somos — Pó cósmico interligado às múltiplas galáxias! Estrelas irradiando AMOR, GENEROSIDADE e tantos outros Princípios Brilhantes que cada uma de nós carrega!

E que tal lavar a culpa AGORA? Fala comigo e vamos juntas!

--

--

Joana André Matias Ribeiro

I am Love, Generosity, Integrity, Clarity, Transformation, Inspiration. Possibility Weaver in Brazil.